quarta-feira, 3 de junho de 2009

Programa da disciplina



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO


DISCIPLINA: Tópicos especiais - Concepções de linguagem em Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e Lev Vigotski.

PROFESSORAS: Patrícia Corsino e Ludmila Thomé de Andrade

HORÁRIO: quartas-feiras das 14:00 h às 17:00 h


EMENTA:

Linguagem, história e experiência: Walter Benjamin. A linguagem como constituinte do sujeito: conceitos-chaves da teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin. Pensamento e linguagem em Lev Vigotski. Articulações destas teorias com o cotidiano da Educação Básica e com o ensino de língua materna.


OBJETIVO GERAL:

Conhecer e discutir as concepções de linguagem em Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin Lev Vigotski e suas articulações com a Educação. Alguns pontos em comum dos três teóricos:


- Criticam as interpretações positivistas e estreitas do marxismo;

- Abrem uma perspectiva histórica, dialética e humana da linguaguem;

- Afirmam a linguagem como expressão, dando ênfase ao riso, às lágrimas, à imaginação criadora, à emoção, à relação viva com a língua, indo além do signo arbitrário e considerando os ditos e o não ditos, os gestos, os acentos apreciativos;

- Negam a linguagem instrumental,cristalizada, vista como meio, monovalente.

- Possibilitam ampliar o espaço da interdisciplinaridade na educação, incorporando outras formas de conhecimento além do lógico e do racional;

- Propiciam pensar a estética, a ética e a afetividade;



METODOLOGIA de trabalho:As aulas terão a seguinte estrutura:

1- Informes sobre o Blog e outros assuntos;

2- Leitura das atas e retomadas das questões da aula anterior;

3- Discussão do texto indicado para leitura – problematização e articulações com a Educação .Além dos textos de referência, serão utilizados textos complementares, fragmentos de filmes e de textos literários, fotografias, reproduções de obras de arte, entre outros.

AVALIAÇÃO

- Leitura e discussão dos textos indicados para cada aula;

- Escrita de uma ata a ser lida na aula seguinte à discussão;

- Entrega da ata para ser postada no blog;

- Escrita de um texto reflexivo sobre um dos autores ou sobre questões abordadas na disciplina, em formato de sessão de dissertação ou tese.
CRONOGRAMA


1- 11/03- Introdução às obras de cada um dos autor


2- 18/03- Benjamin, “Experiência e Pobreza


3- 25/03-Benjamin, “O Narrador”


4- 01/04- Benjamin, “A obra de Arte na era da reprodutividade técnica"

5- 08/04-Benjamin, “Doutrina das Semelhanças

6- 15/04- Benjamin, “Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana

7- 29/04- Bakhtin, Capítulos 1, 2 e 3 de Marxismo e Filosofia da Linguagem

8- 06/05- Bakhtin, Capítulos 5, 6 e 7 de Marxismo e Filosofia da Linguagem

9- 13/05- Bakhtin, Capítulo 9 de Marxismo e Filosofia da Linguagem


10- 20/05- Bakhtin, “O problema do texto na lingüística, na filologia e em outras ciências humanas” de Estética da criação verbal


11- 25/05- Vigotski, Capítulo de A construção do pensamento e da linguagem

12- 03/06- Vigotski, Capítulo de A construção do pensamento e da linguagem

13- 10/06- Vigotski, Introdução de P. Bezerra e mais um capítulo de Psicologia da Arte

14- 17/06- Vigotski, La Imaginacion y el arte en la infancia


15- 24/06- Apresentação oral de trabalhos a escrever


BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov).Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1992a.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética. São Paulo: UNESP,1998.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In Sobre Arte, Técnica Linguagem e Política. Lisboa: Antropos, 1992, p177-197
BENJAMIN, Walter. Questões de Sociologia da Linguagem. In. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Antropos, Relógio D’Água Editores, 1992.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutividade técnica In. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Antropos, Relógio D’Água Editores, 1992.
BENJAMIN, Walter. Doutrina das Semelhanças. In: Obras Escolhidas vol. I. magia e ténica , arte e política. São Paulo: Brasileiense, 1993a, p.108-113.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Obras escolhidas vol. I: magia e ténica , arte e política. São Paulo: Brasiliense,1993 a, p.114-119.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In Obras escolhidas vol. I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense,1993 a, p.197-121.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Obras escolhidas vol. I: magia e técnica , arte e política. São Paulo: Brasiliense,1993 a, p. 222-234.
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. In Obras Escolhidas vol. II. São Paulo: Basiliense, 1993b, p.9-70
BENJAMIN, Walter. Infância em Berlin. In Obras Escolhidas vol. II. São Paulo: Brasiliense, 1993b, p.71-142
BENJAMIN, Walter. Imagens do Pensamento. In Obras Escolhidas vol. II. São Paulo: Brasiliense, 1993 b, p. 143-274.
BRAIT, Beth.(org). Bakhtin:conceitos-chaves. São Paulo: Contexto,2005.
BRAIT, Beth.(org). Bakhtin: outros conceitos-chaves. São Paulo: Contexto,2006.
CORSINO, Patrícia. Infância e linguagem em Walter Benjamin. In: Kramer e Souza (orgs). Itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: PUc/Contraponto,2009 (no prelo).
FARACO,TEZZA,CASTRO(orgs). Diálogos com Bakhtin. Editora da UFPR, 1996.
FARACO, TEZZA,CASTRO(orgs). Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petróplis: Vozes, 2006.
FREITAS, Maria Teresa. Vygotsky e Bakthin-Psicologia e Educação: um intertexto. São Paulo: Editora Ática, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: Editora Brasiliense,1993.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2004.
JAMESON, Frederic. Pós-Modernismo: a lógica do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.
KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
KONDER, Leandro. Max: vida e obra. 4a edição. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1981
KONDER, L. Ideologia na Linguagem: a reflexão de Benjamim. In Revista Palavra 2, Rio de Janeiro: Departamento de Letras, PUC- Rio, 1994,p.19.
KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993.
PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana.São Paulo: Contextyo, 2008.
SOUZA, Solange Jobim e. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1994.
VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes
VIGOTSKI, L. Pensamento e Linguagem São Paulo, Martins Fontes, 1992.
VIGOTSKI, L Psicologia da Arte. São Paulo: Martinsd Fontes, 2001.VYGOTSKY, Lev. La imaginacion y el arte en la infância. México: Hispanicas,1987.






Um comentário:

  1. Cara Beth, o blog ficou excelente !!! Obrigada pela gentileza e iniciativa de fazê-lo. Valoriza nosso trabalho, o trabalho das professoras, além de registrar brilhantemente os conteúdos ministrados nas aulas !!!
    Adorei !!!
    Abçs musicais,
    Priscila Lutz.

    ResponderExcluir