quarta-feira, 3 de junho de 2009

06/04/09- Notas

Olá! O primeiro encontro da disciplina ocorreu no dia 18/03/09. Nesta aula introdutória, ministrada pela professora Patrícia Corsino, a turma pode se conhecer, conversar e trocar informações sobre os campos de pesquisa e interesses individuais. Alguns tiveram, nesta ocasião, o primeiro contato com as concepções teóricas de Bakhtin, Benjamin e Vygotsky; outros puderam tirar dúvidas em relação a um autor específico e até conhecê-lo melhor. Neste dia, algumas transparências foram apresentadas pela professora Patrícia. Resumidamente, apresentavam a biografia de cada autor e informações sobre as suas obras. Eis as minhas anotações:


Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975), linguista russo, discute a linguagem por meio de conceitos fundamentais, como o dialogismo, a polifonia e a polissemia, defendendo que a realidade fundamental da língua só se dá através do fenômeno social da interação verbal;

Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934), psicólogo bielo-russo, dialogou com a Psicologia ao idealizar uma nova teoria de desenvolvimento cultural do homem por meio do uso de instrumentos, onde a linguagem representa o instrumento do pensamento e é a principal mediadora na formação das funções psicológicas superiores;

Walter Benjamin (1892-1940), filósofo alemão, foi um crítico ativo da modernidade. Nos seus textos, percebemos a combinação entre melancolia e otimismo diante da perda da experiência pelo homem do período entre-guerras, sendo que Benjamin será o primeiro autor a ser estudado mais profundamente.

De um modo geral, esses estudiosos criticam as interpretações positivistas e estreitas do marxismo, abrem uma perspectiva histórica, humana e dialética da linguagem e possibilitam ampliar o espaço da interdisciplinariedade na educação, incorporando outras formas de conhecimento além do lógico e do racional, valorizando e também propiciando novas concepções sobre a estética, a ética e a afetividade.

Algumas leituras foram sugeridas para aprimorar os nossos estudos sobre Benjamin:


BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v.I. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 2008.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas II: rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9-70.
BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Pref. Theodor W. Adorno. Lisboa: Relógio d`Àgua, 1992.
KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999.
PARINI, Jay. A travessia de Walter Benjamin. São Paulo: Record, 1998.


No próximo encontro discutiremos os textos “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov” (Benjamin, 2008: 197-221) e “Experiência e Pobreza” (Benjamin, 2008: 114-119).

Nenhum comentário:

Postar um comentário